terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Tunando sua câmera digital

Pra quem tem uma Canon Powershot, é essencial conhecer o CHDK.

Trata-se de uma atualização de firmware (opensource) que instalada na câmera, funciona como um ultra anabolizante para a câmera.

Sua câmera tem exposição máxima de 15 seg? Fuck yeah!! Que tal exposições de mais de 60 segundos para fotos como essa:


Yay...!!


Exposição mínima de 1/1600?? Pffff... Tente de novo. Exposições de 1/12000!!!

O que? Fotografar em Raw com uma Canon Powershot de 500 reais? Bebeu??








SIM!! É possível.

Eu sei. Você deve estar perguntando: "Mas pra qual demônio devo oferecer minha alma e/ou sacrificar um bode preto?". Nenhum... O CHDK faz isso pra você. E é grátis!!!

Basicamente, o CHDK vai liberar todo o Cosmo de sua câmera, fazendo com que aquelas coisas de "profissa" se tornem possíveis.

Eu particularmente gosto de usar na minha. Algumas das minhas melhores (se não todas) fotos foram feitas em RAW, que preserva muito da fotografia.

Entretanto, como tudo na vida, existem algumas desvantagens. Sua câmera será levada aos limites reais dela. Aqueles malditos e gananciosos engenheiros que de forma cruel impuseram limites ao firmware original de sua câmera, não o fizeram assim tão somente por crueldade, mas porque talvez (eu disse talvez) sua câmera realmente não aguente o tranco de ficar com a objetiva aberta por 60 segundos. O processamento de fotos em RAW pode ser um pouco lento. A foto nesse formato sem qualquer compactação tem cerca de 15MB (na minha SX10 IS).

Foto em RAW. Olha as cores da criança...


Eu costumo usar com bastante parcimônia esses requisitos, para fotos especiais.

A parte chata para algumas pessoas é que a instalação dessa atualização é meio complicada pra quem não saca um pouquinho inglês e informática.

Para ver se sua câmera conta com esse recurso:

Aqui você encontrará todas as instruções para instalação. Inclusive o programa CardTricks, que irá tornar esse sonho possível.

Coisas que você precisa saber e que complicam sua vida para instalar:

- Você precisará saber qual a versão do seu firmware para baixar a versão correta do CHDK
- Seu cartão não poderá ter mais de 4GB e nesse limite, precisará ser parcionado.
- O CHDK só irá funcionar em cartões "bootaveis" (iniciável). O CardTricks fará isso para você.
- O CHDK só é ativado quando sua câmera for ligada no modo "Lock" do cartão. Assim, se você não quiser utilizá-lo, basta mudar a chave do cartão.
- A gravação de arquivos .DNG depende da execução do script "BadPixel.LUA" (vem no CHDK e é automaticamente instalado, mas você precisa executar manualmente uma primeira vez). Caso ele não seja executado, você não consegue trabalhar com as fotos em RAW.

Bem, é isso. Boa sorte e boas fotografias... o/

0 comentários:

Postar um comentário