sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Se quer algo, ponha a mão na massa...

Sempre quis um fogão à lenha em casa. Acho fantástico cozinhar desse jeito. Não gasta gás e lenha é algo bem fácil de conseguir para mim, que moro no meio do mato.


Nesse último feriado, viajei para o interior e numa casa em construção nossa por lá, decidi que finalmente teria o meu sonhado fogãozinho. Coisa de gente da cidade sem ter o que fazer e que decide que na roça vai ser auto-suficiente.

Entretanto, não possuía o Know-How e nem mesmo as habilidades manuais necessárias para a empreitada, contando assim com a ajuda do meu primo de 70 anos, morador do interior. Meu primo, apesar da idade, é alguém bem ativo e que se dispôs a me ajudar, desde que eu fizesse a parte pesada, já que a artrite já não permite a ele as mesmas extravagâncias de outrora.

Com a ajuda definida, ele fez os cálculos de um fogão com uma chapa de 4 bocas. Contas feitas, precisaria de cerca de 40 tijolos furados, um balde de cimento, 3 de areia lavada e mais 2 de terra vermelha.

Começando, fizemos a massa e fiada por fiada, começamos a subir as laterais. O primeiro obstáculo foi um cano de água que não deveria estar ali, mas estava e nos fez diminuir o projeto em uma boca. Com a 3ª fiada de tijolos pronta, comecei a encher os carrinhos com terra pra encher o fogão. Por volta do 5º carrinho e com o sol de 2 da tarde a pino, comecei a pensar se realmente tinha sido uma boa idéia fazer aquilo. Acredite, achar terra limpa, cavar com ela seca e levar o carrinho não é tão fácil quanto o pessoal dos filmes faz parecer, quando cavam covas de 3m de profundidade em 3min.

No 10º carrinho, comecei a amaldiçoar o campo, a vida saudável, os animais e qualquer ladainha a respeito da paz e da tranquilidade no interior. Chutei umas 15 tarântulas no meio da minha fúria assassina e pensei em botar fogo em tudo e assim fazer um grande e eficiente fogão gigante.

Felizmente, no 12º carrinho, o fogão estava quase cheio e mais uma camada de areia e tijolos de barro foi suficiente para preencher o restante. Com o fogão cheio, chegou a hora de passar a massa por cima e nessa hora, veio meu primo com um copo de açúcar e despejou no meio da massa.

Segundo ele, esse truque é necessário para que a massa não trinque ou quebre quando em contato com altas temperaturas. Vivendo e aprendendo.

Com o fogão pronto, ainda fui orientado a deixar um nível de uns 15º no fundo do fogão, o que segundo ele facilitaria a saída da fumaça pela chaminé (que improvisamos com uma lata de óleo) e quebrei a parede do fundo para anexar ali a chaminé.

A chapa colocada, ficou faltando o acabamento, mas deixei para outra ocasião já que pretendia fazer isso com azulejos numa próxima oportunidade.

Photobucket

Enfim, trabalho pronto, tacamos fogo no bicho e funcionou perfeitamente. No fim das contas, o fogão ficou por:

Tijolos + cimento + chapa de fogão = R$88,00
Horas gastas: 2:30min

Valeu a pena.

3 comentários:

  1. Adorei o teu post, muito obrigada era isso que eu precisava comoestímulo para fazer eu mesma o meu fogão a lenha.
    Osório/RS

    ResponderExcluir
  2. caramba! deu certo né. Amei vou fazer um tambem.

    ResponderExcluir
  3. Pow cara vc me ajudou mto...tb não tenho essas habilidades mas minha mulher tá perturbando kkk ja comprei a chapa hj... agora vai!

    ResponderExcluir