quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Diga Xis!


Se eu ganhasse na Mega-Sena hoje, provavelmente depois de distribuir parte da grana entre os meus amigos e familiares (entre os que gosto), iria entrar na melhor loja de fotografia que encontrasse na frente (em qualquer país, já que dinheiro não é problema) e compraria o mais sensacional equipamento fotográfico já produzido.

Tá. Exagero. Uma Canon 5D Mark II com um bom kit de lentes já me satisfaria enormemente. Adoro fotografar. Onde vou, gosto de realizar um registro fotográfico para depois exibir por aí. Minha técnica está algo como dois ou três tons acima de adolescentes que tiram fotos na frente do espelho fazendo biquinho e com os dois dedos em sinal de "V" com a língua no meio, mas nem por isso deixo de correr atrás de aperfeiçoamento dia a dia.

No meu Flickr dá pra notar como eu corri atrás desse melhoramento a partir do momento em que comecei a buscar isso. Sou um amador esforçado que vez ou outra dá sorte de tirar alguma foto mais inspirada ou espontãnea e ao fazer isso, saio correndo pra mostrar pra todo mundo que meio com desdém olha e diz: "Nhé... isso é um pato?".

Reflexos
Onde alguém consegue enxergar um pato nessa foto?!? Me diz!!!

Tenho uma Canon SX10 IS que atualmente é o meu xodó. "Tunei" ela com CHDK para que fotografe em RAW, assim, posso dar uma finalização mais completa na fotografia. Além disso, fui na cara e na coragem e comprei diversos acessórios como filtros e lentes que não tinha certeza nenhuma se caberiam ou não nela. Por sorte, couberam...

Muita gente diz: "A câmera não faz o fotógrafo, fulano de tal faz fotos fantásticas com uma câmera de filme descartável e..." ¬¬. Claro, nunca vi ninguém que diz isso ter uma câmera que custe menos de R$2000,00 e um acervo de lentes para todas as ocasiões.

Go ahead, make my day,punk!!
Isso é um pato. Com dentes!!!!

Eu sei que técnica, inspiração e talento fazem toda a diferença, mas é forçar demais a barra dizer que esses quesitos suprem a necessidade de uma câmera bacana que não irá impor um limite ao talento criativo do fotógrafo.

Em outro extremo, tem aqueles caras que dizem: "Se você não tem R$12.000,00 pra gastar em equipamento fotográficos, nem comece.". Esses são aqueles malas que querem elitizar tudo e ficam fazendo troça quando alguém pergunta o que é "EV". Particularmente odeio eles. Tentam tornar o mundo fotográfico um mistério maior do que é com o objetivo de torná-lo restrito e assim, poderem se sentir especiais com os conhecimentos que eles tem. Na minha modesta opinião, isso é e sempre será falta de confiança no próprio taco.

Enfim. Espero que fotografia se popularize. Com isso talvez os preços caiam a níveis aceitáveis e eu possa finalmente comprar minha câmerazinha guti-guti... ^^. Daí talvez, possa pensar em usos mais profissionais pro meu passatempo favorito.

E pra quem quer comprar uma boa câmera, por favor, parem de comprar aquelas câmeras toscas de Polishop. Se você quer uma câmera, compre de uma fabricante de câmeras. Desde quando Brastemp tem Know-How em fotografia? Pelo mesmo preço dessas câmerazinhas vagabundas compra-se uma Canon ou até mesmo uma Sony ou Kodak que irá te dar prazer em ver e dividir suas fotos.

0 comentários:

Postar um comentário