segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ribs on the Barbie

Photobucket
Não me odeiem...

Semana passada, disse que não tinha competência para ensinar ninguém a fazer as famosas costelinhas do Outback, mas neste fim de semana alcancei a perfeição na execução das ditas. Ficaram perfeitas. 3kg da mais perfeita carne suína com a carne soltando dos ossos pretos. Acredito ter finalmente ter entendido os princípios para a costelinha ao molho barbecue perfeita.

-Quando for comprar a carne, peça ao açougueiro para serrar a costela em uns 15cm de largura.
- Tire a gordura excessiva. Boa parte do resto irá derreter com o calor, então quanto mais gordura você conseguir retirar, melhor.
- Deixe assar mais do lado do osso do que do lado da carne. A carne praticamente solta do osso quando se faz isso.

Tire as pelancas da carne, deixe ela o mais limpa possível. Esfrefue bastante sal grosso nela e faça furos onde você pode inserir uns pedaços de sal grosso.

Faça uma marinada, que é um molho onde a carne deve descansar por pelo menos 6 horas. No meu caso eu sempre uso:

- Suco de 1 limão
- Um pouco de vinagre
- 2 doses de cachaça
- Pimenta calabresa
- Molho shoyu (vai bem com porco)
- Pimenta do reino
- Muito, muito tempero de alho e sal
- Sal grosso
- Se quiser deixar mais vermelha, acrescente um pouco de massa de tomate ou catchup no marinado.

O molho barbecue nada mais é do que açúcar mascavo derretido com cebola, açúcar, sal e pimenta do reino. Refoque uma cebola picada e acrescente um pouco de açúcar mascavo quando a cebola comçar a dourar. Vá acrescentando os outros ingredientes e provando até ficar com aquele gosto de molho barbecue.

Outra opção é comprar molho barcebue já pronto, refogar a cebola e misturar na frigideira o molho comprado. Usar só o molho puro não dá certo. Fica bom, mas fica doce.

Coloque para assar em uma daquelas churrasqueiras pequeninas com o carvão beeeeeem quente. Eu sempre uso uma grelha onde cubro tudo com papel alumínio. Deixo por uma hora, virando a cada 15min. Depois de 1 hora, tire o papel alumínio e deixe a carne corar por mais 40min, pincelando o molho barbecue a cada 10 min e virando. Quando tiver uma meia hora corando, deixe secar o molho pincelado e vire pra deixar o lado do osso pra baixo. Com isso ele deve ficar preto e a carne soltando, fica espetacular.

Sirva com purê de batatas...

bon apetit.



Ribs on the barbie do Outback (verso)
Sério, não me odeiem... :|

0 comentários:

Postar um comentário